O Tratado de Schengen, assinado em 14 de junho de 1985, é uma convenção entre países europeus que estabelece uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de turistas entre os países signatários.
Mais de 30 países assinaram este tratado, e a área criada em decorrência desse acordo é conhecida como Espaço Schengen. Vale destacar que o Espaço Schengen não deve ser confundido com a União Europeia, pois são acordos distintos, embora ambos envolvam países europeus.
Os países signatários do Tratado de Schengen são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
Com o objetivo de facilitar o turismo e controlar a imigração, foi estabelecida a obrigatoriedade de que os turistas que visitarem os países signatários do acordo comprovem a contratação de um seguro viagem/assistência de viagem com valor mínimo de 30.000 euros, para garantir assistência médica em caso de doença ou acidente. Além de ser obrigatório, o seguro viagem é essencial para uma viagem segura, proporcionando tranquilidade e suporte em situações de emergência.
Embora 30.000 euros seja o valor mínimo de cobertura exigido, nada impede que você opte por um plano de seguro viagem com uma cobertura maior.